top of page
GRUPO 1  (14).png
GRUPO 1  (14).png
Design sem nome (17).png
Design sem nome (16).png
GRUPO 1  (12).png
Design sem nome (16).png

Os carros elétricos possuem exclusivamente baterias como fonte de energia elétrica. São veículos sustentáveis e não emitem os gases do efeito efeito estufa, que causam o aquecimento global e o degelo das calotas polares. 

Baterias  são equipamentos capazes de armazenar e gerar energia elétrica. Através das reações eletroquímicas que ocorrem devido a associação de duas ou mais células (em série ou paralelo), onde a energia química é convertida em energia elétrica. 

No momento da descarga, a energia química armazenada nos eletrodos transforma espontaneamente em energia elétrica por meio das reações de oxidação/redução dos materiais ativos das placas. Já no processo de carga é preciso prover energia elétrica para transformar os materiais gerados na descarga nos produtos eletroquimicamente ativos originais (ARANHA, 2018).

Tipos de Baterias

Design sem nome (17).png
Design sem nome (17).png
Design sem nome (17).png
GRUPO 1  (14).png

Bateria de íon de Lítio 

Design sem nome (18).png

A bateria de íons de lítio é a mais utilizada em veículos elétricos. Esse tipo de bateria já é bastante utilizada em nosso cotidiano, principalmente em aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares e computadores. 

Até os dias atuais, o lítio é o metal mais leve descoberto. Baterias de lítio possuem aplicação no armazenamento de energia produzida em plataformas eólicas e solares, entretanto seu emprego mais promissor é em veículos elétricos. O carbonato de lítio e o hidróxido de lítio são usados para produzir os materiais de diferentes tipos de bateria de íon-lítio. 

Elas não sofrem do famoso memória, o que significa que podem ser carregadas novamente sem antes ter sido completamente descarregadas não comprometendo seu desempenho. Por serem mais eficientes e consistentes, as baterias de íon de lítio não requerem manutenção.

Embora a bateria seja de íons de lítio, ela não contém nenhum metal lítio, apenas íons. Os íons são átomos ou moléculas com cargas elétricas causadas pela perda ou ganho de um ou mais elétrons. Além disso, estas baterias são as mais seguras dentre as diversas opções e os fabricantes asseguram esta segurança a fim de proteger os consumidores de eventuais falhas.

 

A maioria das peças de baterias de íon de lítio são recicláveis, tornando essas baterias uma boa opção para os ambientalmente conscientes.

Bateria de hidreto metálico de níquel - NiMH

Design sem nome (2).gif

A bateria de níquel-metal-hidreto(Ni-MH) foi um aprimoramento da níquel-cádmio. Foi a primeira bateria utilizada em larga escala por sua alta capacidade de armazenamento de energia (NOCE, 2009). 

As principais vantagens são a confiabilidade e a vida útil, estimada em uma década, já suas desvantagens são o peso relativamente alto, a eficiência ainda não ideal, pois há bastante perda de energia na forma de calor, e o fato de não poderem descarregar completamente, detalhe esse imprescindível em veículos elétricos puros, mas podendo ser usados em veículos híbridos já que há fontes alternativas de energia.

Bateria de chumbo-ácido

Design sem nome (4).gif
GRUPO 1  (14).png

A bateria de chumbo-ácido é a bateria mais produzida no mundo. São utilizadas nos veículos com motor a combustão interna para o acionamento das partes elétricas. Foi inventada pelo francês Gastón Planté, em 1859 (BOCCHI; FERRACIN; BIAGGIO, 2000). Tem os benefícios de possuir baixo custo, simples fabricação e cinética ágil da reação eletroquímica, porém possui baixa densidade de energia, materiais tóxicos na sua fabricação, elevada manutenção e pequena vida útil variando de acordo com a aplicação. Um ponto positivo é a reciclagem, como possui componentes tóxicos, há normas ambientais para seu recolhimento, descarte e reutilização.

Atualmente, as baterias de chumbo-ácido estão sendo utilizadas em veículos elétricos apenas para complementar outras cargas, como as de acessórios. Essas baterias são de alta potência, baratas, seguras e confiáveis, mas sua curta vida útil e o baixo desempenho em temperaturas frias dificultam o uso em veículos elétricos. Existem baterias de chumbo-ácido de alta potência em desenvolvimento, mas no momento estas baterias estão sendo usadas apenas em veículos comerciais como armazenamento secundário.

Fontes: 

- Bateria de um veículo elétrico. Disponível em: https://www.neocharge.com.br/tudo-sobre/carro-eletrico/bateria-veiculo-eletrico

- MAGALHÃES, Jéssica de Lourdes Almeida; NOGUEIRA, Fernando José. Carros Elétricos e Uso Eficiente de Baterias. Caderno de Estudos da Engenharia Elétrica, v. 2, n. 2, 2020.

GRUPO 1  (15).png
bottom of page