top of page

Se você chegou até aqui, é por que já ouviu falar sobre sustentabilidade ambiental, e talvez também esteja vivendo um dos momentos mais críticos quando se fala em custo alto de insumos.

Fora do grupo de pessoas que trabalham ou que são fascinadas pelo assunto, hoje em dia se fala muito pouco sobre carros elétricos. Dado isto, verificamos como oportunidade de melhoria, levar o assunto de forma mais acessível a todas as pessoas, tornando possível o maior e melhor conhecimento sobre o assunto, e tornando esta, uma forma de incentivo a procura e a busca por mais opções de melhor custo de mercado.

Atualmente estamos vivendo em constantes avanços científicos e tecnológicos nos processos industriais, entretanto, os impactos socioambientais permanecem tendo sua origem na ação humana, através do desmatamento, descarte inadequado de lixos, a falta de saneamento básico, lançamento direto de dejetos industriais nos recursos hídricos, elevado uso de insumos agrícolas, e principalmente o uso de combustíveis fósseis como fontes de energia, que quando queimados liberam para a atmosfera o principal gás responsável pelo aquecimento global, etc. Estas ações contribuem para a poluição ambiental. A conscientização da comunidade global e a criação de estratégias para combater as principais ameaças globais à biodiversidade são ações que devem ser colocadas em prática. Na fabricação de carros elétricos se destacam três importantes fatores que podemos usar para quantificar o fator ambiental presente nesta indústria de automóveis, são eles, matriz energética, emissões de CO2 e materiais utilizados.

 

1.    Matriz Energética

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética - EPE (2020), o mundo possui uma matriz energética composta, principalmente, por fontes não renováveis, distribuídas conforme a figura 1.

 

Figura 1: Matriz energética Mundial 2018 (IEA, 2020)

 

Ao analisar a Matriz energética Mundial, observa-se na sua grande totalidade o uso de fontes formadas por compostos orgânicos que, quando queimados e ocorre a combustão completa libera na atmosfera o gás carbônico (CO2), este gás, que é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa. Portanto, há a necessidade de buscar uma matriz energética diversificada, que sejam fontes de energia mais limpas e renováveis.

No Brasil, a maior parte da energia utilizada no país é originada em hidrelétricas, portanto os carros elétricos são bem menos poluentes que os modelos convencionais, uma vez que estes utilizam combustíveis fósseis.

2.    Emissões de CO2

Segundo estudos realizados pela organização Transport and Environment (T&E), com sede em Bruxelas (Bélgica), os modelos elétricos emitem quase três vezes menos CO2 que similares a gasolina ou diesel. A organização prevê que os benefícios dos carros elétricos aumentarão e que até 2030 eles reduzirão quatro vezes as emissões de CO2, devido à expansão de energias renováveis.

As descobertas da T&E, juntamente com os estudos independentes das universidades inglesas de Exeter e Cambridge, que trazem os dados da diminuição de CO2 atribuídos ao uso de carros elétricos até em casos que a eletricidade empregada para os abastecer venha de derivados fósseis. O relatório também afirma que: “mesmo que a futura eletrificação não seja acompanhada pela rápida descarbonização do setor de energia, provavelmente reduzirá as emissões de gases tóxicos em quase todas as regiões do mundo.”

3.    Materiais

Uma das principais diferenças entre carros a combustão interna e carros elétricos é a fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas. Enquanto os carros a combustão utilizam a energia da queima de combustível para movimentar os pistões e locomover o automóvel, os veículos elétricos apresentam uma bateria como fonte de energia. O tipo mais comum de bateria utilizada em carros elétricos é a bateria de íons de lítio. E, quando esgotada a aplicabilidade da bateria, esta é reciclada, havendo, aliás, diretivas que impõem uma taxa de reciclagem superior a 50%, segundo a Diretiva Europeia 2006/66/EC. Esse tipo de bateria pode parecer familiar, já que também é usada na maioria dos eletrônicos portáteis, incluindo telefones celulares e computadores.

Segundo Castro (2020), o lítio é maioritariamente extraído em localizações isoladas como o deserto do Atacama, no Chile, que é um dos líderes na produção de lítio. A obtenção do lítio requer elevadas quantidades de água, que impõem alterações significativas na área onde este material é extraído. No entanto, nas regiões onde se dá a extração, como no deserto do Atacama, a fauna e a flora existente é residual ou inexistente, pelo que o impacto é limitado. Por outro lado, a perfuração e a extração de petróleo acontece mais frequentemente em ecossistemas com maior biodiversidade e mais frágeis, assim como em áreas mais isoladas, como no deserto da Arábia Saudita. Adicionalmente, o lítio é transportado para refinação, pelo que existe o risco acrescido de derrames que afetem significativamente o local. Deste modo, apesar de ambas as extrações apresentadas não serem ecologicamente amigáveis por acarretarem impactos ecológicos nos locais de extração, existe um impacto potencialmente superior na extração e transporte de petróleo.

 

REFERENCIAS

Secagem de Vegetais. Disponível em: https://www.ufrgs.br/alimentus1/objetos/veg_desidratados/index.html. Acessado em 23 de agosto de 2021.

Diferença Entre Carro Elétrico e Carro a Combustão Interna. Disponível em: https://www.neocharge.com.br/tudo-sobre/carro-eletrico/diferenca-carro-eletrico-e-combustao. Acesso em 23 de agosto de 2021.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Matriz energética e elétrica. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica#ENERGETICA. Acesso em: 30 agosto de 2021

Por  que o carro elétrico polui menos que os modelos de combustão. Disponível em: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/por-que-o-carro-eletrico-polui-menos-que-os-modelos-a-combustao/. Acesso em 30 de agosto de 2021.

CASTRO, Hélder et al. Quantificando as vantagens dos carros elétricos: caso de estudo, 2020. Acesso em 30 de agosto de 2021

Bateria de um veículo elétrico. Disponível em: https://www.neocharge.com.br/tudo-sobre/ carro-eletrico/bateria-veiculo-eletrico.  Acesso em: 30 ago. 2021.

HHHH.png
bottom of page